terça-feira, 11 de novembro de 2008

Grafite (arte)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Grafite ou Graffiti (do italiano graffiti, plural de graffito, "marca ou inscrição feita em um muro") é o nome dado às inscrições feitas em paredes, desde o Império Romano. Considera-se grafite uma inscrição caligrafada ou um desenho pintado ou gravado sobre um suporte que não é normalmente previsto para esta finalidade - normalmente em espaço público.
Por muito tempo visto como um assunto irrelevante, o grafite é hoje considerado, conforme o ponto de vista, como contravenção ou como forma de expressão incluída no âmbito das artes visuais - mais especificamente, da street art ou arte urbana - em que o artista aproveita os espaços públicos, criando uma linguagem intencional para interferir na cidade. A partir da revolução contracultural de maio de 1968, quando os muros de Paris foram suporte para inscrições de caráter poético-político, a prática do grafite generalizou-se pelo mundo, em diferentes contextos, diferentes tipos e estilos, que vão do simples rabisco ou de tags repetidas ad nauseam, como uma espécie de demarcação de território, até grandes murais executados em espaços especialmente designados para tal, ganhando status de verdadeiras obras de arte. Os grafites podem também estar associados a diferentes movimentos e tribos urbanas, como o hip-hop, e a variados graus de transgressão.
Costuma-se diferenciar o grafite, de elaboração mais complexa, da simples pichação, normalmente considerada como contravenção. No entanto, muitos grafiteiros respeitáveis, como Osgemeos, autores de importantes trabalhos em várias paredes do mundo - aí incluída a fachada da Tate Modern de Londres - admitem ter um passado de pichadores.
Dentre os grafiteiros, talvez o mais célebre seja Jean-Michel Basquiat, que, no final dos anos 1970, despertou a atenção da imprensa novaiorquina, sobretudo pelas mensagens poéticas que deixava nas paredes dos prédios abandonados de Manhattan.[1] Posteriormente Basquiat ganhou o rótulo de neo-expressionista e foi reconhecido como um dos mais significativos artistas do final do século XX.

domingo, 28 de setembro de 2008

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

RELAÇÃO DE MUSEUS

MUSEUS NO MUNDO
Alemanha www.smb.spk-berlin.de
Canadá www.national.gallery.ca
Canadá www.mmfa.qc.ca
China www.chinapage.com
Espanha www.museoprado.mcu.es
Estados Unidos www.amnh.org
Estados Unidos www.metalab.unc.edu
Estados Unidos www.metmuseum.org
Estados Unidos www.tamu.edu
Estados Unidos www.artic.edu
Finlândia www.nba.fi
França www.louvre.fr
França www.lyon.cci.fr
França www.museedelapub.org
Israel www.imj.org.il
Japão www.kyohaku.go.jp
México www.arts-history.mx
Reino Unido www.nms.ac.uk
Reino Unido www.tate.org.uk
Rússia www.hermitagemuseum.org
Suécia www.nationalmuseum.se
Vaticano www.christusrex.org
www.vanmuseum.bc.ca

MUSEUS NO BRASIL
www.visualnet.com.br/cmaya/
Rio de Janeiro Vale a visita em dois museus:
Castro Maia - Açude e Chácara do Céu - são dois primores. O do Açude tem uma localização bucólica,
porcelanas da Cia das Ìndias, Debrets...
Esse site dá boas indicações de museus: www.tempero.com.br/dicas/museus.htm
Museu de Arte Moderna - Rio de Janeiro www.mamrio.com.br/
De linhas retas, jardins de Burle Marx, tem Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Portinari... Museu Nacional de Belas Artes - Rio de Janeiro. www.mnba.gov.br/
Prédio em estilo renascentista. Tem Victor Meireles, Rodolfo Amoedo, Eliseu Visconti, Almeida Jr.
Coleção de barrocos italianos e 8 obras de Franz Post.
Petrópolis - RJ - www.museuimperial.gov.br/
É imperdível! Tem até espetáculo de son et lumière duas vezes por semana.
São Paulo
Museu de Arte de São Paulo - São Paulo
www.masp.art.br Obras de Velasquez, Rembrandt, Rafael, Cézanne, Monet, Renoir, Van Gogh, Matisse, Picasso... MAM - Museu de Arte Moderna - São Paulo
www.mam.org.br
Obras de Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Tomie Otake...

sábado, 26 de julho de 2008

Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha, é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra!
Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha e não nos deixa só porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós.
Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso.
Charles Chaplin

NÃO DEIXE O AMOR PASSAR

Quando encontrar alguém e esse alguém fizer seu coração parar de funcionar por alguns segundos, preste atenção: pode ser a pessoa mais importante da sua vida.
Se os olhares se cruzarem e, neste momento, houver o mesmo brilho intenso entre eles, fique alerta: pode ser a pessoa que você está esperando desde o dia em que nasceu.
Se o toque dos lábios for intenso, se o beijo for apaixonante, e os olhos se encherem d’água neste momento, perceba: existe algo mágico entre vocês.
Se o primeiro e o último pensamento do seu dia for essa pessoa, se a vontade de ficar juntos chegar a apertar o coração, agradeça: Deus te mandou um presente: O Amor.
Por isso, preste atenção nos sinais - não deixe que as loucuras do dia-a-dia o deixem cego para a melhor coisa da vida: O AMOR.
Carlos Drummond de Andrade

NADA COMO O TEMPO

Com o tempo, você vai percebendo que para ser feliz com uma outra pessoa, você precisa, em primeiro lugar, não precisar dela.
Percebe também que aquele alguém que você ama (ou acha que ama) e que não quer nada com você, definitivamente não é o "alguém" da sua vida.
Você aprende a gostar de você, a cuidar de você e, principalmente, a gostar de quem também gosta de você.
O segredo é não correr atrás das borboletas... é cuidar do jardim para que elas venham até você.
No final das contas, você vai achar não quem você estava procurando, mas quem estava procurando por você!